Dois discentes do PROFARTES são selecionados para o Programa Excelência em Docência Brasil–Irlanda
- PROFARTES

- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 53 minutos

Foi divulgado, no último dia 19 de junho de 2026, o resultado da seleção para a Missão de Trabalho PROEB Internacional – Programa Excelência em Docência Brasil–Irlanda, iniciativa que busca promover o intercâmbio acadêmico internacional e o fortalecimento da formação de professores da Educação Básica.
O Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes – PROFARTES celebra a aprovação de dois de seus mestrandos para participar da missão internacional: Mariana Kjillin, vinculada à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e Antonio Claudio da Silva, vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A seleção dos(as) discentes representa um importante reconhecimento da qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Rede PROFARTES, evidenciando a relevância dos projetos voltados ao Ensino de Arte e à qualificação profissional de professores(as) da Educação Básica.
A participação de estudantes do PROFARTES no Programa Excelência em Docência Brasil–Irlanda reafirma o compromisso do Programa com a excelência acadêmica, a internacionalização da pós-graduação profissional e a ampliação das oportunidades de intercâmbio científico, artístico e educacional, fortalecendo a articulação entre a produção de conhecimento, a prática docente e os desafios contemporâneos da educação pública.

Mariana Kjillin é graduada em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e atualmente é mestranda do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculada à linha de pesquisa Abordagens e Metodologias para o Ensino de Arte. Integra o grupo de pesquisa em Pedagogia Histórico-Crítica e busca ampliar sua atuação por meio da participação em eventos científicos e publicações acadêmicas.
Durante sua formação inicial, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com foco na formação de professores na área de Artes, experiência que contribuiu significativamente para a consolidação de sua trajetória como pesquisadora e docente em Arte.
Atualmente, atua como professora de Arte na rede municipal de Ilhota, lecionando no Ensino Fundamental — anos iniciais e finais. Como professora, artista e pesquisadora, busca fortalecer as relações entre as instituições de Arte e a escola pública, contribuindo para a ampliação das experiências estéticas, dos processos de criação e das práticas de ensino de Arte no contexto da Educação Básica.

🧡