top of page

Dois discentes do PROFARTES são selecionados para o Programa Excelência em Docência Brasil–Irlanda

Atualizado: há 53 minutos















Foi divulgado, no último dia 19 de junho de 2026, o resultado da seleção para a Missão de Trabalho PROEB Internacional – Programa Excelência em Docência Brasil–Irlanda, iniciativa que busca promover o intercâmbio acadêmico internacional e o fortalecimento da formação de professores da Educação Básica.


O Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes – PROFARTES celebra a aprovação de dois de seus mestrandos para participar da missão internacional: Mariana Kjillin, vinculada à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e Antonio Claudio da Silva, vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A seleção dos(as) discentes representa um importante reconhecimento da qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Rede PROFARTES, evidenciando a relevância dos projetos voltados ao Ensino de Arte e à qualificação profissional de professores(as) da Educação Básica.


A participação de estudantes do PROFARTES no Programa Excelência em Docência Brasil–Irlanda reafirma o compromisso do Programa com a excelência acadêmica, a internacionalização da pós-graduação profissional e a ampliação das oportunidades de intercâmbio científico, artístico e educacional, fortalecendo a articulação entre a produção de conhecimento, a prática docente e os desafios contemporâneos da educação pública.




Mariana Kjillin é graduada em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e atualmente é mestranda do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculada à linha de pesquisa Abordagens e Metodologias para o Ensino de Arte. Integra o grupo de pesquisa em Pedagogia Histórico-Crítica e busca ampliar sua atuação por meio da participação em eventos científicos e publicações acadêmicas.

Durante sua formação inicial, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com foco na formação de professores na área de Artes, experiência que contribuiu significativamente para a consolidação de sua trajetória como pesquisadora e docente em Arte.

Atualmente, atua como professora de Arte na rede municipal de Ilhota, lecionando no Ensino Fundamental — anos iniciais e finais. Como professora, artista e pesquisadora, busca fortalecer as relações entre as instituições de Arte e a escola pública, contribuindo para a ampliação das experiências estéticas, dos processos de criação e das práticas de ensino de Arte no contexto da Educação Básica.



Antonio Silva é licenciado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (PROFARTES) na mesma instituição, onde atua como bolsista da CAPES.

Sua pesquisa concentra-se no campo das metodologias de ensino de Arte, investigando as cores e as formas como possibilidades de mediação pedagógica e construção de experiências estéticas no contexto escolar. É servidor público efetivo da rede municipal de Educação Básica há treze anos e possui experiência de seis anos e meio na gestão escolar como vice-diretor. Também idealizou um grupo de estudos voltado à democratização do acesso à pesquisa acadêmica.

Recentemente, foi selecionado para participar da Missão de Trabalho Internacional da CAPES na Mary Immaculate College, na Irlanda. Como professor, artista, pesquisador e pessoa neurodivergente, cuja trajetória é atravessada pelo diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Ansiedade, busca contribuir para a inovação das práticas metodológicas e para o fortalecimento de um Ensino de Arte mais sensível às diferenças, às singularidades e à inclusão na escola pública.



1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

🧡

Curtir
bottom of page